fbpx
Close
Type at least 1 character to search
Voltar ao topo

Estúdio Cocada

COMO SER PRODUTIVO FAZENDO HOME OFFICE?

Adapte-se e mantenha-se produtivo. Sabemos que essa mudança brusca de rotina não é fácil, então vamos dar umas dicas de como lidar com ela da melhor forma possível e ter um Home Office produtivo.

1.Tenha uma rotina de Trabalho em casa.

Home Office, ou teletrabalho, ou trabalho remoto é o nome dado ao trabalho fora do escritório, não necessariamente em casa, pode ser em qualquer espaço informal que te proporcione cumprir com suas demandas do trabalho. Mais do que nunca, essa forma de trabalho vem sendo cada vez mais dotada e nesse artigo vamos te dar algumas dicas de como montar o espaço de home office ideal.

Se você está lendo esse artigo é porque já sabe que home office é bem diferente de férias. Então, tente manter hábitos que te ajudaram a te manter no caminho certo. Organizar seus horários é o primeiro passo para criar uma rotina. Não se deixe enganar pelo 10 minutinhos na cama, tenha bem definido o horário de acordar, intervalos da manhã, horário do almoço, intervalo a tarde, fim de expediente. Claro que essa rotina pode mudar, se você for uma pessoa noturna obviamente esses horários vão ser diferentes. 

Tenha alinhado com as pessoas que estão com você em casa que esses são seus horários de trabalho, e que você não pode ser interrompido por qualquer motivo. No período do seu “expediente” dite as regras que vão te ajudar a manter a concentração, como por exemplo: nada de barulho.

Imagem: Kyle Glenn

2. Como a luz pode te ajudar a trabalhar melhor no seu home office?

  • Priorize a luz do dia:

Procure trabalhar em um ambiente com alguma abertura para a área externa, que entre luz! A qualidade da luz difusa solar é incomparável com as nossas iluminações artificiais. Abra as janelas, deixe o ar entrar e correr na sua casa. Se você tiver a opção de montar o seu espaço de trabalho perto de uma janela, essa é com toda certeza a melhor opção.

  • Entenda que tipo de iluminação usar:

Isso será o suficiente nas primeiras horas do dia, mas quando perceber que está escurecendo, ou uma sombra maior, não exite em ligar as luzes. Evite forçar muito sua vista. Quando temos um contraste muito grande entre a tela do computador e o contexto costumamos ficar cansados mais rápido, de “cabeça cheia”. Normalmente, espaços de trabalho onde são executadas tarefas de alta atenção e alerta, a luz que deve ser instalada é a de cor fria, ou seja entre os níveis de 4000K a 6000k.

Imagem: Plug Design

Hoje em dia com o trabalho remoto as pessoas usam os escritórios das suas casas durante longos períodos e a verdade é que eles não foram feitos para isso. Podendo causar dores de cabeça, mau estar e baixo rendimento depois de várias horas de trabalho. O grande ponto chave para solucionar essa questão é usar diferentes circuitos para o mesmo ambiente, criando diferentes estímulos. Por exemplo, quando alguém faz o uso da técnica do pomodoro, trabalhando 30 minutos e descansando 5. Nesses 5 minutos é essencial que o ambiente mude os estímulo de alta atenção, para relaxamento. Isso pode ser feito botando no mesmo espaço, iluminações quentes entre  níveis de 1500K a 3000k. Adaptando o ambiente para atividades de relaxamento, e assim, proporcionando um clima mais íntimo e confortável.

3. Use e abuse do uso de plantas no seu espaço de trabalho:

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Hyogo, no Japão, mostra que o contato visual com plantas pode reduzir significamente o stress no seu espaço de trabalho. Em primeiro lugar, a pesquisa aponta que as pessoas que se dedicam a cuidar e olhar as suas plantas têm uma redução significativa  no stress ao trabalhar. https://journals.ashs.org/horttech/view/journals/horttech/30/1/article-p55.xml

Use do seu gosto para fazer com que o ambiente te de vontade de trabalhar. Aqui estamos falando realmente de gosto. Mas, vamos dar alguns exemplo que podem se encaixar com a sua personalidade: Coloque alguns vasos de plantas na sua mesa, ou perto de você. Ou trabalhe de frente para sua janela, nos momentos de descontração você pode relaxar olhando a sua vista. Ou, não tenha um lugar que seja estático, montando todos os dias sua estação de trabalho na sua mesa de jantar ou em uma bancada e quando acabar seu expediente, desmontando ela.

Imagem: Georgie Cobbs

4. Ergonomia nos seu móveis para montar seu home office

Muitas vezes, podemos comprar mesas e cadeiras que com o tempo se mostram desconfortáveis. Acima de tudo, atente-se a ergonomia desses objetos, inclusive a posição que está o seu monitor do desktop ou seu notebook. Atualmente, existem diversos documentos e notas de que respondem essas perguntas. Um exemplo é a NBR 13966 que fala única e exclusivamente sobre ergonomia de móveis para escritórios.

Imagem: Epsso

Sua mesa deve estar entre as alturas 70 e 80, dependendo da sua estatura, a altura padrão é de 75 cm. Seus braços e pernas devem estar a angulação de 90º e seu monitor alinhado com seu rosto, além da coluna reta. No caso de notebooks o ideal seria colocá-lo em cima de algum apoio e usar um outro teclado para conseguir ficar na posição ideal, se não der, apoio em livros, pode ter certeza que já irá te ajudar bastante. 

Porque é tão importante se atentar a esses pontos? A partir do momento que a ergonomia é valorizada a produtividade é aumentada pela questão, do ambiente ser mais adequado ao trabalhador e também as doenças laborais como, tendinite ou dores crônicas na região da lombar, podem ser prevenidas.

5. Garanta que você tem tudo que o precisa para trabalhar em casa.

Certifique-se que você tem no mínimo uma boa conexão com a internet, ela vai ser um dos seus principais aliados nesse período. Fale com a sua operadora, provavelmente seu pacote está defasado. Provavelmente eles tem um plano mais atualizado com uma internet mais rápida e com um preço semelhante. É apenas uma ligação e alguns minutos de negociação, pode ter certeza que vai valer a pena. Deixe o stress para as coisas que realmente merecem, nada pior que esperar 10 minutos para fazer o upload de um simples arquivo que você tem que mandar para um colega ou cliente.

Nada de interrupções, nada de ficar levantando, indo ao banheiro ou a cozinha toda hora. Prepare sua estação de trabalho com tudo que você precisa, caneta, agenda, papéis para anotação, garrafa de água, café, celular e carregador, e qualquer outra ferramenta que seja necessária para desempenhar sua função. É importante não quebrar seu ritmo de trabalho com esse tipo de interrupção, você é o seu próprio facilitador, deve se preocupar apenas com o seu trabalho.

Esperamos que o artigo tenha sido útil para você conseguir montar o seu espaço de trabalho com mais segurança e caso tenha alguma dúvida ou queira uma consultoria gratuita entre em contato desde já com a nossa equipe e se inscreva na nossa newsletter. 

× Fale com o Cocada