fbpx
Close
Type at least 1 character to search

COZINHA AMERICANA TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MONTAR A SUA

Hoje, a cozinha americana é também sinónimo de um encontro despretensioso e agradável com a família ou amigos, e este novo conceito remodelou totalmente as cozinhas contemporâneas, transformando-as num espaço social que interage com os outros locais da casa.

Essa tendência trouxe o conceito da tão conhecida cozinha americana. Além de ser perfeita para uma rotina familiar, possui um belo design e otimiza totalmente o espaço.

O melhor de tudo: é ideal tanto para casas quanto para apartamentos.

Se você sonha com uma cozinha americana, este artigo lhe dará algumas dicas valiosas, confira:

COMO MONTAR ESSE ESPAÇO DE FORMA SIMPLES?

Além de preparar as refeições, a cozinha serve como espaço de convivência para muitas famílias brasileiras. A cozinha americana facilita o aproveitamento do ambiente desta forma, pois está integrada com a sala de jantar, tendo apenas metade da parede como divisória, que muitas vezes também funciona como bancada.

Inclusive, uma cozinha americana com balcão costuma dar um ar de sofisticação ao ambiente, por isso, na hora de montá-la de preferência a revestimentos e materiais que passem essa impressão, ainda que eles sejam mais baratos. E para conseguir isso, você deve procurar bons e confiáveis fornecedores para sua cozinha.

No momento de montar uma cozinha americana simples, também é importante que o ambiente esteja sempre organizado e poucos itens à vista. Cores neutras e até mesmo o branco dão a impressão de limpeza e ordem, dando um ar puro à composição.

Então, mesmo que o seu investimento seja pequeno, é sim possível montar uma cozinha americana simples e muito bonita por meio de uma planilha de preços de reforma da cozinha, onde você irá organizar os valores e fará um ambiente que dará um novo ar ao seu lar.

COMO MONTAR UMA COZINHA COM POUCO DINHEIRO?

Saiba que esta não é uma missão impossível. Para redesenhar a aparência da sua cozinha americana simples, não é necessário investir em equipamentos modernos ou trocar todo o revestimento. Basta colocar em prática algumas ideias simples, criativas e baratas.

Um armário de cozinha é uma peça básica de mobiliário para organizar utensílios domésticos e alimentos. Em vez de optar por um modelo padrão, você pode personalizar a peça e torná-la única. Tente modificar o visual do móvel com papel contact, escolha um de cor forte ou até com desenhos impressos.

A vantagem desse material é que ele é barato e funciona em praticamente todos os tipos de superfícies.

Mudar todo o chão da cozinha pode ser muito trabalhoso e caro, então sua melhor opção é investir em um novo tapete. Escolha um modelo longo e bonito para cobrir a área próxima à pia.

Peças feitas de fibra de sisal são as mais adequadas para esse tipo de ambiente, afinal, elas secam com facilidade.

Que tal dizer adeus ao seu antigo chão branco da cozinha? Então a dica é usar uma régua de PVC. É um material que imita a estética da madeira, é barato e pode ser praticamente colado em qualquer tipo de piso.

Mude o visual da sua cozinha investindo apenas na decoração com utensílios diferenciados e divertidos. Esses elementos são interessantes porque usam cores fortes e formas incomuns. Encontre maneiras de exibir tais itens em prateleiras ou armários com portas de vidro.

Por fim, para manter sua cozinha americana simples bonita e organizada, invista em potes bonitos e diferentes de armazenamento. Você pode usar esses utensílios para armazenar açúcar, café, arroz, feijão, farinha, entre outros.

COMO INTEGRAR A SALA COM UMA COZINHA?

Existem muitas maneiras de arrumar o interior de uma cozinha americana com sala de estar pequena, isso depende muito das suas expectativas em relação ao ambiente, à aparência da casa e ao estilo de decoração que mais agrada a sua família.

Primeiramente, pense no estilo que você deseja que este ambiente tenha, e lembre-se que não é necessário que uma cozinha americana de sala tenha exatamente o mesmo estilo nos dois ambientes, você só precisa colocá-los em harmonia, de uma maneira que eles conversem um com o outro para tornar a casa aconchegante.

Na hora de escolher o estilo de decorar uma cozinha americana com sala, lembremos também da utilização de cores claras na maioria das decorações desses ambientes, pois isso vai ajudar a dar ao interior uma maior sensação de amplitude, além de ser interessante utilizar na cozinha planejada móveis planejados, já que são feitos sob medida e acabam otimizando o espaço e ajudando na organização. Uma dica para esse momento é criar o chamado “moodboard”, assim você consegue definir quais estilos gosta mais e ver se eles combinam.

Por fim, é essencial lembrar que a sala com cozinha americana provavelmente serão os ambientes mais utilizados na sua casa, então, sempre prefira para esses cômodos uma decoração que os tornem não só funcionais, mas também práticos e aconchegantes tanto para você e sua família, quanto para os seus futuros convidados. Inclusive, a divisória de ambiente, que as vezes é esquecida, também deve ser planejada com cuidado, uma dica é fazê-la com pedra, o tão conhecido mármore, assim ela fica praticamente neutra entre os estilos de decoração e ambos os espaços poderão se complementar.

Projeto Muda – Por Estúdio Cocada

COMO PLANEJAR UMA COZINHA PEQUENA E SIMPLES?

Fazer uma cozinha americana pequena e simples pode parecer um grande desafio de primeira em função da falta de espaço, mas não é. Fazendo um bom planejamento e, de forma certa e dicas valiosas seu ambiente pode mudar totalmente. Por isso, continue conferindo esse artigo e veja que, independentemente do tamanho da sua casa, a sua cozinha americana simples pode ficar exatamente do jeito que você sempre sonhou.

Comecemos pelos móveis, invista em móveis apropriados, buscando opções que se adequem não só ao seu estilo e as suas necessidades na cozinha, mas principalmente ao seu espaço. Aqui muitos acabam optando por elaborar uma planilha de preços para a reforma da cozinha e investem em uma cozinha americana planejada, já que ela é feita especificamente para aquele espaço.

Mas a otimização do local também pode ser feita através da utilização de prateleiras ou de nichos, já que esses suportes auxiliam na hora de guardar os itens que são usados com mais frequência e que precisam estar sempre à mão. Lembre-se que quando a cozinha é pequena, o mais importante é aproveitar o espaço vertical no ambiente.

Seguindo no ambiente vertical, não podemos esquecer de falar para você aproveitar as paredes. Aproveite-as para colocar não só objetos, mas também utensílios que sejam adequados para você, como: ganchos, organizadores de talheres, porta temperos entre outros.

Organização é a chave para qualquer cozinha americana, seja ela grande ou pequena, por isso busque soluções para guardar tudo aquilo que está no interior do armário, por meio de suportes internos ou kits organizadores, por exemplo, já que eles ajudam a ganhar espaço e manter tudo em seu devido lugar.

COMO DEVE SER A POSIÇÃO DO FOGÃO E GELADEIRA NESSE ESPAÇO?

Pelo ponto de vista do design, a cozinha tornou-se ao decorrer do tempo o coração da casa, não sendo mais só o local onde se prepara os alimentos, mas também aquele onde a família e os amigos se reúnem.

Por isso deve-se pensar muito bem no seu planejamento e, a melhor forma de organizar a cozinha é por meio do chamado “triângulo”, onde suas pontas serão compostas pela geladeira, pela pia e pelo fogão, nesta ordem e de forma que se forem somadas as distâncias, em linha reta, para alguém se deslocar de um ao outro não seja algo maior que 6 a 7 metros.

Se for possível, você deve priorizar ter a distância menor entre pia e a geladeira. Isso porque você conseguirá pegar o alimento na geladeira e leva à pia com facilidade, para então prepará-lo e levá-lo ao fogão para o cozimento.  Mas se isso não for possível, a pia deve ser colocada entre o fogão e a geladeira.

A geladeira, inclusive, deve poder ser acessada sem que você tenha que passar pelo fogão, principalmente em locais com crianças.

O fogão deve ter o exaustor acima e bancadas laterais para auxiliarem na hora do preparo da comida. Próximo devem ficar recipientes com temperos, assim como as panelas e talheres.

O mais recomendado é que a pia fique perto da janela, que possua 2 cubas e tenha suas áreas laterais de ambos os lados. Perto da pia ainda deve ter um local para escorrer a louça, para instalar a máquina de lavar pratos, assim como gaveteiros e um espaço lixeira.

Por fim não podemos deixar de falar da tão conhecida cozinha com ilha. No entanto, sua montagem exige um grande espaço. Por isso, veja bem se o seu ambiente a comporta.

×